Coordenador : Stephan Malta Oliveira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389904.2199.290152.23022023
Departamento/Setor: MMI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Aproximadamente 28 participantes - 7 crianças entre 3 e 10 anos de idade, que apresentem autismo ou outras vulnerabilidades (psíquica ou física) e 7 adolescentes entre 11 e 17 anos com autismo ou outras vulnerabilidades, além de suas responsáveis.
Local de atuação: Campus do Mequinho
Objetivo
Objetivos Os objetivos do Projeto podem ser divididos em objetivos mais amplos, ético-políticos, e objetivos mais específicos, relacionados mais diretamente à dimensão clínica da Oficina de Música e à dimensão formativa. No plano da Oficina de Música, busca-se promover o bem-estar (psicológico e espiritual) das crianças e adolescentes, a construção de encontros autênticos, o aumento de sua potência de agir, expresso no engajamento do paciente com outras pessoas, na sua exploração do ambiente e na expressividade emocional. Busca-se ainda facilitar o desenvolvimento das potencialidades da criança/adolescente, cognitivas, comunicativas, sensório-motoras e sócio-emocionais. Na dimensão ético-política, busca-se estabelecer articulações com os familiares e movimentos sociais relacionados ao autismo, difundindo concepções como o modelo social da deficiência e o paradigma da neurodiversidade, enfatizando-se a interação dialógica, que propicie tanto o combate ao capacitismo - preconceito contra pessoas com deficiência - e estigma quanto a valorização das múltiplas formas de existência humana. E na dimensão formativa, busca-se contribuir para a formação do discente participante, no sentido da aquisição de novos conhecimentos e novas habilidades relacionais, como o desenvolvimento de aspectos como empatia, abertura e doação ao outro.
Resumo
O presente projeto busca articular assistência, ensino, pesquisa e extensão, integrando a Universidade - por meio dos docentes e discentes - com a sociedade civil - por meio dos pacientes e familiares. Há uma ênfase à interdisciplinaridade/interprofissionalidade, mediante a participação de profissionais/docentes/discentes das áreas da medicina, psicologia e pedagogia. O Projeto compreende um Grupo de Estudos, grupo com as responsáveis e duas Oficinas de Música, sendo uma voltada para crianças e outra para adolescentes com autismo ou outras neurodivergências. Os principais objetivos são: a promoção do bem-estar (psicológico e espiritual), a construção de encontros autênticos por meio da abertura e doação ao outro - dimensão clínica - o combate ao preconceito e valorização da diferença/diversidade humana - dimensão ético-política; e contribuição na formação discente - dimensão formativa. As Oficinas de Música se fundamentam na musicoterapia de improvisação, no existencialismo e no paradigma da neurodiversidade, que concebe o autismo como fruto da variabilidade natural do funcionamento neuronal. A periodicidade das oficinas é semanal. A técnica consiste na interação musical, em que todos os participantes se expressam de forma livre e improvisada. As avaliações são feitas a partir de uma descrição qualitativa em uma Folha de Registro e por meio dos relatos dos responsáveis. Espera-se com o Projeto a conscientização de todos/as envolvidos/as acerca do autismo não como déficit, mas como expressão da diferença/diversidade humana bem como o reconhecimento de que todos/as somos vulneráveis enquanto humanos, mas que algumas populações se encontram duplamente vulneráveis em virtude da exclusão social.